contador de acessos grátis

Seguidores: Os Bons que respeitam os "Direitos Autorais"

sábado, 25 de junho de 2011

A maldição do CTRL+C, CTRL+V. (por: Lena Lopez)



Já estamos cansados de ver e ler por aí, diversas reclamações de blogueiro, a respeito de plágios e cópias de seus trabalhos, todo o blogueiros sente-se orgulhos ao ver seu trabalho reconhecido, alguns admitem que eles sejam publicados em outros blogs, e outros, não permitem. Porém é forçoso dizer que na Internet, quase tudo se copia. O que não se pode admitir é o uso indevido, sem autorização do criador e pior, sem citar seu nome e endereço (URL), ou seja, dar os créditos a quem de direito.
A grande maioria dos blogueiros sérios trata esta questão com muita ética. Geralmente o autor é consultado e na maior parte das vezes a autorização é concedida, recomendando que os créditos lhes sejam imputada e se a permissão for negada, paciência, é um direito que lhe cabe.
Existem outras questões, muitos afirmam que na Internet, direitos autorais é uma coisa sem regras, que se alguém não quer ser copiado, então não publique os seus trabalhos e há quem diga que, se escritores consagrados têm suas obras plagiadas, por que nós blogueiros não aceitamos isso. Ora, o que pensam tais pessoas, que nos copiando oferecem um prêmio? Sinceramente, eu acho que não, não há outra explicação, a não ser a total falta de criatividade e respeito para com o trabalho alheio. Se perguntarmos a qualquer blogueiro, se gostou de ter o seu trabalho copiado, tenho certeza que a resposta será não, isso por que, apesar da sua criatividade e do seu trabalho, o resultado final estará sendo legado a outra pessoa, manifestando-se o sentimento de indignação.
A indignação provém do sentimento de perda do tempo, do carinho, do trabalho árduo, que o criador dispensou para chegar ao produto final, quem sabe, por que não, horas, dias e noites, deixando de lado outras coisas para escrever e montar uma postagem e, mesmo que sejam alguns minutos, de quem foi a idéia, de quem é o sentimento que está presente na obra?
Qualquer blogueiro, por mais desinteresse de reconhecimento que possua, seja aquele que publica textos ou postagens enormes ou aquele que publica apena uma frase, um haikai, ele é o autor e seu trabalho está protegido legalmente, seja o blog com domínio próprio ou gratuito. É dele, e somente dele, a forma como utilizará a sua criação.
Isso nos leva a uma pergunta: Por que então, se copia tanto na blogosfera?
A verdade, é muito mais fácil copiar do que criar. O verbo copiar, torna qualquer um, sem um mínimo de criatividade, um escritor. O verbo colar dá a qualquer um muito sucesso, sem um mínimo de esforço. Criar exige idéia, pensamento, trabalho e inúmeros toques, em muitas teclas. Copiar e colar são bem mais fáceis: CTRL+C, CTRL+V, digite o título, assine, passe a régua e colha os frutos!
O plágio é a obra dos indivíduos sem criatividade, de pessoas que não possuem produtividade e habilidade, para uma simples frase que seja, ou, pessoas que insistem em se chamar de blogueiros, mas seus blogs não passam de vitrines de anúncios, de programas de afiliados e os textos são chamariz indexado pelas buscas e pesquisas, para que o leitor vá até o blog e clique nos links comerciais que eles exibem.
Sem exageros, existe o blogueiro ingênuo e que copia por que acha bonito ou por que se identificou com os textos e a sua ingenuidade, não lhe dá a dimensão destes problemas, ele apenas copia:
- Achei lindo!
- Puxa, se parece comigo!
Esse tipo de blogueiro, muitas vezes nem se dá conta que está plagiando alguém, geralmente ele nem sabe quem é o autor e as vezes recebeu o texto por email.
Qualquer uma dos blogueiros acima está cometendo um crime, plagiar é crime previsto em lei, conhecida como Lei dos Direitos Autorais nº 9.610/98, que poderá ser aplicada para processar os plagiadores e para exigir que deles indenização, há também a Lei. 10.695 do Código Penal, que determina pena de três meses a quatro anos de detenção para quem comete esse tipo de crime.
Diante disso, o melhor a fazer é evitar. É claro que amaioria dos blogueiros procuram contornar o problema e resolve-los do melhor jeito possível. Levar à tribunais, procurar direitos na justiça é algo dispendioso, mas não impede que isso seja feito. E uma vez provado que a obra foi copiada, o plagiador terá que arcar com as conseqüências, pagar as indenizações e sofrer as punições cabíveis. Sempre haverá quem leve os fatos às ultimas instâncias. Melhor mesmo, é não copiar.
Outro ponto, que eu vejo por aí, é a forma como os blogueiros reagem quando descobrem que estão sendo plagiados. Já vi escândalos enormes, ofensas, um estardalhaço sem precedentes. Por mais que seja o plágio um problema crônico, em minha opinião não há razões para isso.
Você foi plagiado? Pense bem!
Por quê? Ora, por que seu trabalho é bom e chama atenção!
Como é o seu blog? Se copiarem, é por que você está sendo reconhecido.
Qual é a intenção do seu blog? Levar seu trabalho adiante.
Quem deve se portar com dignidade? Você, por que seu trabalho já está na vitrine e deve continuar sem manchas.
Você criou uma imagem e ela não deve ser desfeita, mostre ao seu público a sua competência para tratar com o assunto, seja ponderado e equilibrado. De maneira nenhuma se mostre um tresloucado, que se escabela diante de um problema. Tudo o que você conseguiu pode ir por água abaixo, pois a sua imagem pode ser desmontada, em questão de palavras mal-escritas.
Foi plagiado, tente resolver o problema à surdina, deixe comentário, envie um email, faça uma postagem sem citar nomes, mas com um texto cordial. Diante do problema, seja a mesma pessoa que você retrata nas suas postagens, ao responder comentários e ao comentar em outros blogs.
Pare e pense:
Você é um blogueiro e interage com os seus leitores, mostra-se cordial, carinhosos, atencioso, é normal que eles construam uma imagem de você. Agora se coloque no lugar deles, que num determinado dia acessa o seu blog e dão de cara com uma postagem denunciando um plagio que fizeram de você e o texto divaga para ofensas, o teor é desequilibrado e com isso eles não estão acostumados: Quem vai perder mais, o plagiador ou você?
escrito por charles-netto
Site: 
http://www.sedeusepornosquemseracontranosrm831.org/ara amiga gostei da abordagem que fazes e maneira que usas para transcorrer sobre um assunto tão em moda hoje em dia na web, mas você o faz de forma clara e objetiva a exemplo de: Você foi plagiado? Pense bem!
Por quê? Ora, por que seu trabalho é bom e chama atenção! 

Como é o seu blog? Se copiarem, é por que você está sendo reconhecido.

Qual é a intenção do seu blog? Levar seu trabalho adiante.

Quem deve se portar com dignidade? Você, por que seu trabalho já está na vitrine e deve continuar sem manchas.
Portanto se me autoriza gostaria após confirmação de colocar no meu blog clube dos plagiados em face de importância e de sua elaboração de tema muito importante os blogueiros e claro com as devidas referências de sua autoria de Alerta que é feito com outro enfoque tendo assim este olhar ímpar, ok?
Oi Charles, nós blogueiros ficamos p. quando descobrimos que fomos plagiados, mas a nossa reação deve ser equilibrada, por que vamos por tudo a perder, mostrando ignorância e falta de tato. Autorizado, Obrigada!
 Bom dia Charles, obrigada por me seguir e pelo voto. 
                      Autorizo, sem nenhum problema! BJOS

                      Disponha amigo, se precisar novamente, basta me dar os créditos, 
                      nem é necessario me pedir!BJOS
                      **Oi, vc já leu um outro artigo sobre proteção ao plágio, que eu fiz hoje?

 http://lenalopez.dihitt.com.br/noticia/plagio-de-blogs


Blog: Como proteger contra plágio!


Plágio de blogs


Uma ferramenta gratuíta, facil de usar e eficiente, contra o plágio.



por: Lena Lopez
 O My Free Copyright é um site gratuito que disponibiliza licenças de direitos autorais para sites e blogs, e uma ferramenta para blogueiros e webmasters, capaz de dar aos seus trabalhos uma proteção eficaz.
Na prática, o plágio é um crime previsto em lei e como tal pode ser objeto de processo jurídico, contra que usa da prerrogativa da cópia de um trabalho alheio, para se beneficiar, seja de forma financeira ou buscando reconhecimento.
As principais plataformas para a publicação de blogs, Blogger, Wordpress, Sapo e outros, possuem ferramentas de denuncias, para a quebra dos direitos autorais e isso é uma grande ajuda para nós blogueiros. Porém, para você fazer uma denuncia, é necessário que você prove que o trabalho é de sua autoria e como se faz isso?
Geralmente a maioria dos blogueiros, tomam a postagem original para requerer os direitos, é ponto comum na internet, que a publicação com a data mais antiga é a original, mas muitos tetxos podem ser copiados, muito antes de serem publicados na internet. Um artigo em um jornal de bairro por exemplo, nem sempre o mesmo possui uma página web, um plagiador pode ler o artigo e publica-lo em seu blog, até que provar, que ovo não tem cabelo, a coisa vai longe. A melhor forma então, é se proteger.
O My Free Copyright é uma das várias soluções e para mim uma das ferramentas mais fáceis de utilizar. O site é em ingles, mas bem fácil, depois de um pequeno cadastro, ele envia para o seu email os dados do registro da sua obra ou da sua postagem, contendo o Título, a data de publicação ou criação e o número de registro, juntamente com a página onde foi publicado. No site é possivel o registro através de postagens ou de maneira individual, isto é, um registro para cada texto. O registro por postagem é interessante, pois logo após a publicação no seu blog, o site se encarrega de registar o conteudo automáticamente. E o mais importante: Gratuitamente!
Como fazer o cadastro, o registro é simples e objetivo e requer digitar os seguintes itens:
- Email (aconsellho criar e registar um endereço de email somente para este serviço),
- Password (senha),
- Password Confirmation (repita a senha)
- First Name (primeiro nome)
- Last Name (ultimo nome)
- Country (pais)
- Marque a opção: I agree to the terms of service, protect me now!
Clique em PROTECT.
Vá até o email que cadastrou e confirme o cadastro, clique no link de confirmação.
Na nova página clique em PROTECT MY CREATION.
Logo após, haverá três opções: FILE, BLOG/PODCAST e WEBPAGE
Como estamos falando de proteção à blogs, vamos adiante por este caminho.
Clique em BLOG/PODCAST,
Marque a opção Blog,
Digite o endereço de feed do seu blog, que nada mais é que o endereço completo do seu blog, acrescido de:/feeds/posts/default?alt=rss
Finalmente clique em PROTECT.
Copie o código HTML e cole em gadget HTM/JavaScript no seu blog e salve a alteração.
Retorne a página do MY FREE COPYRIGHT e clique em View My Copyrights.
A nova página será exibida e nela estará a listas de suas postagens com direitos registrados, um email será enviado contendo todos estes dados, para o endereço que você cadastrou.
 De posse desses dados, no caso de plagios, você poderá denunciar à plataforma responsável, informando os dados do registro, bem como provando que a obra é sua e isso é totalmente respeitado pelos servidores, como Blogger, Wordpress, Sapo e outros.

Lena Lopez minha grande amiga o que fazes é de grande ajuda para nós blogueiros, Ok obrigado por sua autorização e também pelo aviso já estou adicionando junto com o outro inclusive com link para lá no dihitt e seus créditos, pois agora ficou difícil de se saber qual o melhor!!!!!
Você é um amor me dizendo desse jeito, pois já está lá publicado no link que lhe informei anteriormente, valeu mesmo pk!!!!!!!!!!! 









Fonte de todas as imagens acima:
http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1360&bih=667&q=sobre+pl%C3%A1gios&gbv=2&oq=sobre+pl%C3%A1gios&aq=f&aqi=&aql=undefined&gs_sm=e&gs_upl=7564l12885l0l13l13l0l5l5l0l472l2565l2-1.3.3l7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu Respeito os “Direitos Autorais” e, portanto comento assim: